O Dia Internacional do Desperdício Zero destaca a necessidade de adotarmos padrões de produção e consumo mais sustentáveis. Nós destacamos as startups que, na Casa do Impacto, promovem soluções que trabalham por um planeta mais sustentável.

A mudança para um modelo de economia circular, inspirado nos ecossistemas naturais, é fundamental e urgente!

Este modelo económico, antagónico ao linear, assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos, materiais e recursos – que ganham valor e utilização acrescidos.

Esta mudança é fundamental, pois o setor dos resíduos contribui significativamente para a tripla crise planetária: mudanças climáticas, perda de biodiversidade e aumento da poluição.

 

Fact-check by PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): 

  • > Anualmente são gerados cerca de 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos a nível global!
  • > Cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente!
  • > Perspetiva-se que até 2040, cerca de 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos entrem nos oceanos!

 

O Dia Internacional do Desperdício Zero alerta para o cumprimento do ODS 12, com a meta de alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais e redução do desperdício de alimentos per capita, a nível mundial até 2040.

 

Uma meta que se faz cumprir diariamente aqui em Casa, pelas mãos de uma comunidade de startups de impacto, que te damos a conhecer aqui:

 

Circular Economy Portugal (CEP)

“Acreditamos que só o pensamento sistémico pode desencadear uma mudança de paradigma”.

A CEP promove a transição para uma economia circular em Portugal, desenvolvendo ações de capacitação e projetos nas áreas da reutilização e da reparação. Ajuda a promover uma sociedade sem desperdício, com recurso à inovação social, à ação colaborativa e através da tradução dos princípios da economia circular em soluções concretas.

Ambiciona ser um polo dinâmico de promoção da economia circular em Portugal, apoiando e inspirando a comunidade empresarial, instâncias governativas e sociedade civil.

 

Kitchen Dates

Este projeto de literacia alimentar ajuda pessoas e organizações a adotarem práticas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Desenvolve iniciativas ligadas à formação e à educação, promovendo eventos e apoiando também outros projetos através da consultoria.

Tem uma missão claramente assumida: criar um mundo mais consciente, saudável e sustentável usando a alimentação como ferramenta para a mudança.

Foi pioneiro em 2019, abrindo o primeiro restaurante sem caixote do lixo em Portugal, o único no mundo a juntar a esse compromisso o uso exclusivo de produtos de origem local, comprovando que é possível uma cozinha sem desperdício, 100% local e de relação direta com todos os produtores.

 

La Virgule

Vencedor da última edição do nosso programa de Aceleração – Triggers –, este projeto tem a missão de tornar o mundo do desporto e do ar-livre uma realidade circular, transformando equipamentos de desporto em fim de vida (que seriam habitualmente incinerados) em mochilas, malas de viagem e de bicicleta.

Continuar a desfrutar da natureza, diminuindo o impacto negativo, foi o ponto de partida de quatro desportistas, aventureiros e amantes do ar-livre, quando imaginaram este modelo de upcycling, que ao contrário da reciclagem requer muito pouca energia.

 

Matterpieces by Studio8

Este projeto, finalista da última edição do nosso programa de Aceleração – Triggers, transforma os resíduos de demolição e construção em materiais de revestimento de qualidade, únicos e personalizados.

A equipa de arquitetos da Studio8 olhou para os resíduos resultantes das demolições de obras, que acabam em aterros sanitários e propôs mudar o paradigma.

A solução apresentada passa não só pelo modelo de upcycling (este inovador material de construção), como também pelo envolvimento dos vários stakeholders (empresas de construção, arquitetos, engenheiros fábricas, etc.) em torno do mesmo objetivo: um modelo de construção circular.

 

Sabias que a nova edição do Triggers já tem o cohort a rolar? Acompanha os projetos selecionados e desafia-te!  Fica atento à data da próxima edição e concorre.

 

PENYLON™ by Circular Ocean

Selecionado para apoio financeiro na 3ª edição do Fundo +PLUS, este projeto visa fechar o ciclo para um futuro mais verde, através da colaboração com as comunidades costeiras.

A PENYLON™ é um material reciclado com história e impacto, feito com redes de pesca recicladas totalmente rastreáveis, que resulta numa redução de 92% nas emissões de CO2 em comparação com a produção de plástico virgem.

O Circular Ocean é um projeto desenvolvido pela Ocean Tech Hub Lda (OCT) no âmbito da sua iniciativa Peniche Ocean Watch para criar um modelo-piloto de economia circular azul, que capacitará as comunidades costeiras através de oportunidades de empreendedorismo digital.

Nasceu da necessidade de resolver o problema costeiro do plástico na cidade costeira de Peniche – um dos maiores portos de pesca ativos em Portugal – onde a pesca com rede de emalhe é a segunda maior em operação (usa cerca de 40.000 kg de redes de pesca por ano). Redes essas que são usadas apenas uma vez e a maioria perdidas ou largadas no mar ou no porto, onde são posteriormente levadas para aterros ou incineradoras.

 

The Equal Food Co.

Esta startup tem como principal objetivo combater o desperdício alimentar, gerando valor. Trabalha com produtores e empresas locais, para redirecionar produtos destinados ao lixo, a novos mercados, construindo uma cadeia alimentar mais sustentável, sem excedentes.

Uma grande parte dos resíduos alimentares são um resultado direto dos padrões de beleza do mercado. Uma pera torta, um abacate com manchas ou um limão verde não são considerados “suficientemente bonitos” e, portanto, geralmente acabam em aterros sanitários.

Em 2019 iniciou a aventura de desafiar o status quo do sistema alimentar, instalando-se em Lisboa (na Casa do Impacto), para encontrar uma solução. O resultado desse processo foi a oferta de uma solução sustentável, saudável e conveniente: um cabaz semanal de produtos frescos e imperfeitos, vinda de agricultores regionais, entregues diretamente à porta de casa.

No último ano já conseguiram expandir a sua oferta de entregas de Lisboa até ao Porto. Planeiam a expansão para outras cidades em Portugal e não só, sempre com foco num crescimento sustentável, e em linha com os seus valores.

 

BTW: sabias que um requisito fundamental para integrar a comunidade da Casa do Impacto (em qualquer um dos eixos) é apresentares uma solução promotora do cumprimento de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030? SABE+aqui!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Senhiora segura cartaz em manifestação pela ecologia